AIKIDO
O Aikido é uma arte marcial japonesa historicamente classificada como uma prática dentro do BUDO. A leitura dos ideogramas (kanji) que formam a palavra contam o seu significado. BU – a primeira sílaba – é composta por um ideograma composto por duas imagens. A primeira delas simboliza ataque, um movimento contrário a alguém, e a segunda imagem é pescoço, que simboliza vida. Os dois reunidos significam a contenção do ataque com a própria vida. DO é caminho. O Budo é o caminho da paz. O Aikido foi criado durante os anos de 1920 por Morihei Ueshiba (1883-1969), um mestre que atingiu os mais elevados níveis de maestria nas artes marciais clássicas.
Bu
Paz
Do
Caminho
O'SENSEI
O Aikido foi fundado por Morihei Ueshiba Sensei, O Sensei, o Grande Mestre, no Japão, e assim denominada no ano de 1942, reunindo e transcendendo técnicas de outras artes, em especial o DaitoRyo. O Aikido foi antes chamado de Aikijujitsu, ou seja, técnicas do Aiki – da energia e harmonia – antes de se tornar um Do – um caminho do Aiki.
O termo Aikido é formado por três kanjis (ideogramas), sendo que o primeiro deles, Ai – harmonia, amor –, é o desenho de um triângulo sobre um quadrado que representaria uma tampa sobre uma panela, indicando um perfeito acoplamento, a harmonia. O segundo kanji – ki – refere-se à energia que é simbolizada por uma chama sob uma panela que fumega, o vapor subindo ao alto, a energia criadora e criativa. O terceiro kanji é para roteiro, trajeto, caminho. Mostra alguém indo em uma direção, o Do.
Ai
Harmonia
Ki
Energia
Do
Caminho
Filosoficamente, o Aikido tem como fundamento a harmonização entre as partes que se relacionam – que pressupõe o respeito ao outro, portanto, a escuta e a atenção ao contexto, ao ambiente, com foco claro – a direção precisa – e a intenção inabalável de não provocar conflitos. É o exercício do diálogo, da comunicação.
O Aikido é praticado aplicando-se o golpe e absorvendo-se o ataque, redirecionando-o, em vez de opor-se a ele.
No Aikido não há competição. O Aikido busca mais que o aperfeiçoamento de técnicas, visa ao desenvolvimento do caráter humano em harmonia com as leis da natureza.