O'SENSEI

brush01.png

Morihei Ueshiba Sensei, fundador do Aikido, nasceu no dia 14 de dezembro na atual cidade de Tanabe, na prefeitura de Wakayama, no Japão. O Aikido foi antes chamado de Aikijujitsu, ou seja, técnicas do Aiki – da energia e harmonia – antes de se tornar um Do – um caminho do Aiki, em 1942.

O Sensei rindo.jpg

1908 O fundador recebe uma licença em Goto Ha-YagyuRyuJujutsu do Sr. Masanosuke Tsuboi.

1911 O fundador faz um projeto pioneiro na região de Hokkaido. Lidera um grupo de famílias na migração para Shirataki (agora conhecido como Engaru-cho), Monbetsu-gun, Hokkaido Prefecture. O fundador encontra Sokaku Takeda, o criador do Daito-ryuJujutsu, no HisadaRyokan (DCI), em Engaru, e recebe dele instruções que muito o influenciaram na criação do Aikido.

1919 Em seu retorno para casa por causa do estado crítico de seu pai,  em Ayabe (Prefeitura de Kyoto), o fundador encontra OnisaburoDeguchi, da seita religiosa Omoto, e dedica-se à ascética formação espiritual. O fundador abre um dojô de treinamento chamado “Ueshiba-juku” ao pé de Hongu, Ayabe.

1922 O fundador comunica que o “Aiki” é a essência das artes marciais como resultado do desenvolvimento de sua mente e treinamento espiritual.

1927 O fundador se muda para Tóquio com sua família e começa a ensinar artes marciais em Shirogane-Sarumachi, Shiba.

1931 O Kobukan Dojô, onde é atualmente o Hombu Dojô, é estabelecido no bairro de Wakamatsu-cho, Shinjuku, Tóquio.

1941 Inicia a construção do dojô ao ar livre em Iwama, Prefeitura de Ibaraki.

1953 É aberto o Dojô Kumano Juku, dirigido por Hikistsuchi Sensei, a seu pedido, e que visita rotineiramente nas suas peregrinações aos templos sagrados de Kumano.

1954 É criada a Fundação Aikikai: o Hombu Dojô do Aikido.

1955 O fundador começa a promover o desenvolvimento do Aikido no Japão e no exterior.

1956 A fundação Aikikai faz, pela primeira vez, uma demonstração pública de Aikido em Tóquio.

1969 O fundador falece em 26 de abril com a idade de 86 anos. Ele recebe o prêmio da Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro com fita de pescoço, e o posto de Sho-Goi (quinto posto na corte imperial) postumamente.

O’Sensei continuou a praticar e ensinar até seu último ano de vida. Observadores maravilhavam-se com suas habilidades marciais, vitalidade e bom humor. Ele dava demonstrações públicas até a idade de 86 anos, quatro meses antes de sua morte. Depois de sua morte, em 26 de abril de 1969, o governo japonês declarou Morihei Ueshiba um Tesouro Nacional Sagrado do Japão.