O'Sensei

1908 - O fundador recebe uma licença em Goto Ha-YagyuRyuJujutsu do Sr. Masanosuke Tsuboi.

1911 - O fundador faz um projeto pioneiro na região de Hokkaido. Lidera um grupo de famílias na migração para Shirataki (agora conhecido como Engaru-cho), Monbetsu-gun, Hokkaido Prefecture. O fundador encontra Sokaku Takeda, o criador do Daito-ryuJujutsu, no HisadaRyokan (DCI), em Engaru, e recebe dele instruções que muito o influenciaram na criação do Aikido.

1919 - Em seu retorno para casa por causa do estado crítico de seu pai,  em Ayabe (Prefeitura de Kyoto), o fundador encontra OnisaburoDeguchi, da seita religiosa Omoto, e dedica-se à ascética formação espiritual. O fundador abre um dojô de treinamento chamado “Ueshiba-juku” ao pé de Hongu, Ayabe.

1922 - O fundador comunica que o “Aiki” é a essência das artes marciais como resultado do desenvolvimento de sua mente e treinamento espiritual.

1927 - O fundador se muda para Tóquio com sua família e começa a ensinar artes marciais em Shirogane-Sarumachi, Shiba.

1931 - O Kobukan Dojô, onde é atualmente o Hombu Dojô, é estabelecido no bairro de Wakamatsu-cho, Shinjuku, Tóquio.

1941 - Inicia a construção do dojô ao ar livre em Iwama, Prefeitura de Ibaraki.

1953 - É aberto o Dojô Kumano Juku, dirigido por Hikistsuchi Sensei, a seu pedido, e que visita rotineiramente nas suas peregrinações aos templos sagrados de Kumano.

1954 - É criada a Fundação Aikikai: o Hombu Dojô do Aikido.

1955 - O fundador começa a promover o desenvolvimento do Aikido no Japão e no exterior.

1956 - A fundação Aikikai faz, pela primeira vez, uma demonstração pública de Aikido em Tóquio.

1969 - O fundador falece em 26 de abril com a idade de 86 anos. Ele recebe o prêmio da Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro com fita de pescoço, e o posto de Sho-Goi (quinto posto na corte imperial) postumamente.

O’Sensei continuou a praticar e ensinar até seu último ano de vida. Observadores maravilhavam-se com suas habilidades marciais, vitalidade e bom humor. Ele dava demonstrações públicas até a idade de 86 anos, quatro meses antes de sua morte. Depois de sua morte, em 26 de abril de 1969, o governo japonês declarou Morihei Ueshiba um Tesouro Nacional Sagrado do Japão.

Morihei Ueshiba, fundador do Aikido, nasceu no dia 14 de dezembro na atual cidade de Tanabe, na prefeitura de Wakayama,no Japão.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone